Notícias de saúde

Beber café está associado a menor risco de morte

29 de junho de 2022 (Bibliomed). As pessoas que bebem qualquer quantidade de café sem açúcar têm 16% a 21% menos probabilidade de morrer precocemente do que aquelas que não bebem, mostrou um estudo realizado com mais de 171.000 participantes britânicos sem doença cardíaca ou câncer conhecido.

Para este estudo, pesquisadores da Southern Medical University em Guangzhou, na China, analisaram dados dietéticos fornecidos por participantes do UK Biobank, um banco de dados com informações de saúde de meio milhão de pessoas no Reino Unido. Os participantes foram acompanhados por uma média de sete anos para ver se o consumo de café afetava o risco geral de morte, bem como o risco de morte por câncer ou doença cardíaca.

Os resultados mostraram que o café sem açúcar reduziu o risco de morte dos participantes, independentemente do quanto eles bebiam, com um "ponto doce" de benefício máximo em torno de 2,5 a 3,5 xícaras por dia. O café adoçado também trazia benefícios à saúde, desde que a pessoa bebesse menos de 4 xícaras por dia. As pessoas que bebiam mais de 4,5 xícaras de café açucarado por dia tiveram um leve aumento no risco de morte precoce.

Adoçado ou sem açúcar, o café também pareceu reduzir consistentemente o risco de morte por causas específicas, como câncer ou doenças cardíacas, descobriram os pesquisadores. O café demonstrou, também, melhorar o estado de alerta, a memória e a função mental.

O café contém cerca de 1.000 compostos botânicos, a maioria dos quais ainda não foi estudada, mas entre os conhecidos, o café fornece nutrientes como vitaminas do complexo B, potássio e riboflavina, que são essenciais para a saúde, além de diferentes compostos anti-inflamatórios, que ajudam a reduzir o risco de câncer, e ácidos clorogênicos, que têm um efeito anticoagulante no sangue, atuando na prevenção de coágulos que podem resultar em infartos e derrames cerebrais.

Fonte: Annals of Internal Medicine. DOI: 10.7326/M21-2977.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários