Notícias de saúde

Uso indevido de opioides entre jovens nos EUA apresenta mudanças positivas

01 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Um estudo transversal realizado nos Estados Unidos analisou as trajetórias de uso indevido de opioides em jovens e adultos jovens ao longo de diferentes coortes de nascimento, abrangendo o período de 2002 a 2019. Os resultados revelaram melhorias significativas nas tendências de uso indevido de opioides, especialmente entre os mais jovens.

Com base em uma amostra de 114.412 participantes com idades entre 12 e 21 anos, o estudo dividiu as coortes pseudotemporais em 2002, 2005, 2008, 2011 e 2014, a fim de avaliar as mudanças nas taxas de uso indevido de opioides. Notavelmente, as coortes mais recentes apresentaram taxas de início mais baixas durante os anos do ensino médio, e as taxas aumentaram de forma menos acentuada com a idade.

Esses achados indicam uma diminuição do uso indevido de opioides durante os anos do ensino médio nas coortes mais recentes, sugerindo uma melhoria no comportamento relacionado ao uso de drogas entre jovens e adultos jovens na população dos EUA.

Embora o uso indevido de opioides tenha diminuído entre jovens e adolescentes nos EUA nos últimos anos, o estudo destaca a importância de entender as razões por trás dessa tendência e como ela varia entre diferentes grupos etários e sexos ao longo do tempo.

Os dados foram coletados a partir dos arquivos públicos da Pesquisa Nacional sobre o Uso de Drogas e Saúde (NSDUH), que abrange a população civil dos EUA nos 50 estados e Washington, DC. Os resultados deste estudo fornecem informações valiosas sobre as mudanças nas taxas de uso indevido de opioides entre os jovens e podem contribuir para políticas e intervenções de saúde pública mais eficazes.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.16276.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários