Notícias de saúde

Adultos com insônia podem ter problemas cognitivos na velhice

22 de junho de 2022 (Bibliomed). Os sintomas de insônia são comumente experimentados em todas as idades, mas especialmente entre os adultos mais velhos. Com o envelhecimento, a função cognitiva normalmente diminui. Tanto o declínio cognitivo quanto a insônia estão associados a uma pior qualidade de vida.

O Helsinki Health Study da Universidade de Helsinki investigou o desenvolvimento de sintomas de insônia na meia-idade e seus efeitos na memória, capacidade de aprendizado e concentração após a aposentadoria. O período de acompanhamento foi de 15 a 17 anos. De acordo com o estudo, os sintomas de insônia a longo prazo e o funcionamento cognitivo mais tardiamente têm uma conexão clara.

“As descobertas indicam que sintomas graves de insônia foram associados a pior função cognitiva entre aqueles que estavam aposentados”, diz o pesquisador doutor Antti Etholén, descrevendo os resultados do estudo.

O estudo também descobriu que os problemas de memória e problemas na capacidade de aprendizado e concentração aumentaram à medida que os sintomas de insônia foram prolongados.

Pesquisas anteriores mostraram que existem vários mecanismos que podem explicar como o sono pode afetar o funcionamento cognitivo. O que torna o estudo recentemente publicado excepcional é o longo período de acompanhamento dos sintomas de insônia. Entre outras coisas, o estudo demonstrou que, se os sintomas de insônia diminuíram ao longo dos anos, o funcionamento cognitivo também foi melhor na idade da aposentadoria em comparação com os problemas persistentes.

De acordo com os pesquisadores, os sintomas de insônia de longa duração devem ser considerados como fatores de risco para o mau funcionamento cognitivo.

Existem muitas maneiras de melhorar a qualidade do sono, incluindo a regularidade do ritmo do sono, a temperatura e a luminosidade adequadas do ambiente de sono e o momento ideal de exercício físico, consumo de café e alimentação.

Em estudos subsequentes, seria interessante esclarecer, por exemplo, se o tratamento da insônia também pode retardar o desenvolvimento de distúrbios de memória.

Fonte: Journal of Aging and Health. DOI: 10.1177/08982643221078740.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários