Notícias de saúde

Dieta com base em plantas diminui risco de câncer de mama

17 de junho de 2022 (Bibliomed).As mulheres que seguem uma dieta saudável à base de plantas após a menopausa parecem enfrentar um risco substancialmente menor de câncer de mama, indica uma nova pesquisa francesa apresentada na American Society for Nutrition Annual Meeting, que ocorreu entre os dias 14 e 16 de junho de 2022, on-line.

Realizado por pesquisadores da Universidade Paris-Saclay, na França, o estudo se concentrou em mulheres cujas dietas incluíam algumas carnes e aves enquanto ainda eram principalmente baseadas em vegetais. Os pesquisadores investigaram se alimentos vegetais mais saudáveis tiveram um impacto diferente no risco de câncer de mama em comparação com opções menos saudáveis, um ângulo normalmente ignorado em investigações anteriores.

Foram rastreadas mais de 65.000 mulheres, com idade média de 53 anos, que preencheram questionários nutricionais em 1993 e em 2005. As mulheres foram classificadas como seguindo uma dieta baseada principalmente em animais ou uma dieta baseada principalmente em vegetais. Durante um período médio de rastreamento de cerca de 21 anos, quase 4.000 das mulheres desenvolveram câncer de mama.

Os pesquisadores descobriram que aquelas mulheres que tendiam a comer alimentos mais saudáveis e dietas à base de plantas tinham menor risco de câncer de mama. Já entre aquelas que consumiam dietas à base de plantas, mas ingeriam alimentos menos saudáveis, tinham um risco mais elevado para a doença com comparação com as que evitavam alimentos não saudáveis.

Fonte: American Society for Nutrition Annual Meeting. June 14 - 16, 2022. On-line.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários