Notícias de saúde

Vacinas administradas após a infecção reduzem o risco de Covid-19 longo

09 de junho de 2022 (Bibliomed). Tomar uma vacina Covid-19 depois de ter sido infectado pode reduzir o risco de desenvolver sintomas prolongados de Covid-19, ou o chamado Covid longo, de acordo com um novo estudo da U.K. Office for National Statistics.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 28.000 adultos, com idades entre 18 e 69 anos, no Reino Unido que receberam pelo menos uma dose de vacina COVID-19 após testar positivo para infecção.

Ao longo de sete meses de acompanhamento, 24% dos participantes relataram longos sintomas de Covid de qualquer gravidade pelo menos onze. Antes da vacinação, havia pouca mudança em suas chances de experimentar Covid por muito tempo.

Uma primeira dose de vacina foi associada a uma diminuição inicial de 13% na probabilidade de COVID longa, mas não está claro se essa redução foi mantida até que os participantes recebessem outra dose de vacina 12 semanas depois.

Uma segunda vacina foi associada a uma redução adicional de 9% nas chances de COVID longo, e isso foi mantido por pelo menos um acompanhamento médio de nove semanas.

Resultados semelhantes também foram encontrados quando os pesquisadores se concentraram no Covid longo o suficiente para limitar as atividades do dia-a-dia.

Fonte: BJM. DOI: 10.1136/bmj-2021-069676 .

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários