Notícias de saúde

Bairros pobres tiveram mais mortes por Covid-19

08 de junho de 2022 (Bibliomed). Durante a Grande Depressão de 1929, os Estados Unidos adotaram uma política federal na qual moradores de bairros com grandes populações de minorias étnicas e raciais não conseguiam financiamento para comprarem casas, e acabavam morando em bairros pobres e sem infraestrutura. O governo traçou linhas vermelhas em torno desses bairros, o que fez com que ficassem conhecidos como Redlines.

Um estudo recente, apresentado na conferência internacional da American Thoracic Society, mostrou que durante a pandemia de Covid-19, moradores dos bairros redlines tiveram taxas de infecção pelo vírus três vezes maiores do que nos demais bairros da Califórnia. Os moradores desses bairros também tinham duas vezes mais chances de morrer por Covid-19.

Realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco, o estudo examinou dados do setor censitário sobre casos e mortes de COVID-19 relatados ao Departamento de Saúde Pública da Califórnia entre janeiro de 2020 e agosto de 2021. Eles, então, usaram versões digitais dos mapas de redlining da Home Owners Loan Corporation para atribuir a cada setor censitário um grau de risco designado pela agência de A a D, com D representando os setores censitários em bairros historicamente marcados, e em seguida realizaram análises estatísticas para avaliar a associação entre o grau de risco da Home Owners Loan Corporation de um bairro e seus casos de COVID-19 e taxas de mortalidade.

Estudos anteriores mostraram que a população desses bairros está mais sujeita a taxas mais altas de asma, AVC e problemas cardiovasculares. Os autores ressaltam que bairros redlines em outros estados experimentam problemas semelhantes, como segregação racial, falta de acesso a alimentos saudáveis, taxas mais altas de pobreza e moradia de baixa qualidade.

Fonte: American Thoracic Society International Conference 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários