Notícias de saúde

Comportamento na infância pode predizer saúde na meia idade

24 de maio de 2022 (Bibliomed). Um estudo recente da Faculdade de Ciências do Esporte e da Saúde da Universidade de Jyväskylä e do Centro de Pesquisa em Gerontologia, na Finlândia, investigou os caminhos do comportamento socioemocional da infância às alterações de saúde na meia-idade décadas depois. O comportamento socioemocional aos 8 anos de idade predisse o comportamento de saúde direta e indiretamente por meio da educação.

Há uma grande variedade de fatores por trás do comportamento de saúde e um deles é a personalidade. As diferenças de comportamento e estilo de resposta entre os indivíduos já são visíveis em crianças pequenas. O artigo examinou o papel do comportamento socioemocional em crianças em relação à atividade física, tabagismo, consumo de álcool e índice de massa corporal avaliados até 42 anos depois.

O estudo fez parte do Jyväskylä Longitudinal Study of Personality and Social Development (JYLS) no qual os mesmos indivíduos são acompanhados desde 1968, quando tinham 8 anos de idade. Este estudo utilizou dados sobre comportamento socioemocional e status socioeconômico dos pais aos 8 anos, sucesso escolar aos 14 anos, escolaridade aos 27 anos, traços de personalidade aos 33 anos e comportamentos de saúde aos 36, 42 e 50 anos.

Comportamento bem controlado em meninas, indicando uma tendência a se comportar de forma gentil e construtiva em situações conflitantes, predisse mais atividade física na meia-idade. A atividade social, que era vista, por exemplo, como uma ânsia de conversar e brincar com outras crianças, predisse o consumo mais pesado de álcool nas meninas e o tabagismo nos meninos.

“O comportamento bem controlado pode parecer uma boa autodisciplina e a capacidade de seguir os planos de exercícios na idade adulta”, diz a pesquisadora de pós-doutorado Tiia Kekäläinen. “A atividade social, por outro lado, pode ter levado mais tarde a situações sociais em que o tabagismo e o consumo de álcool foram iniciados.”

Alguns caminhos entre o comportamento socioemocional da infância e os comportamentos de saúde na meia-idade passaram pela educação. Atividade social em meninas e comportamento bem controlado em meninas e meninos predisseram melhor sucesso escolar na adolescência e ensino superior na idade adulta. O alto desempenho educacional estava ligado, por sua vez, a menos tabagismo e uso de álcool.

“Os resultados estão alinhados com resultados anteriores com base nesses mesmos dados longitudinais e outros estudos”, diz Kekäläinen. “Em particular, o comportamento bem controlado contribui para o sucesso escolar e a educação. Estes podem fornecer informações e habilidades que ajudam a fazer escolhas saudáveis. Os resultados deste artigo sugerem que as diferenças no comportamento dos indivíduos já visíveis na infância se refletem na idade adulta tanto diretamente quanto por meio de vários mecanismos de mediação”.

Fonte: Psychology & Health. DOI: 10.1080/08870446.2022.2041639.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários