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É preciso ajustar o sono das crianças quando começam no jardim de infância

18 de agosto de 2022 (Bibliomed). O sono e a atividade funcional das crianças têm sido associados ao sucesso escolar entre crianças mais velhas, embora a maioria dos estudos anteriores seja transversal. Pouco se sabe sobre as ligações longitudinais entre a duração do sono e o ajuste das crianças na transição para o jardim de infância e ao longo do ano letivo.

Um recente estudo examinou as ligações longitudinais entre a duração do sono da criança e os resultados socioemocionais, de aprendizagem, funcionamento executivo e resultados acadêmicos das crianças em todo o ano do jardim de infância (K).

Um desenho de cursos de medição foi empregado para examinar 3 medidas diferentes de duração do sono infantil em cursos de 7 dias em pré-K (julho-agosto), início de K (final de setembro), meados de K (final de novembro) e final de K (meados a final de abril), usando actigrafia de punho. Essas medidas incluíram quantidades médias de sono infantil por período de 24 horas durante toda a semana, proporção de períodos de 24 horas por semana em que as crianças dormiram 10 ou mais horas e proporção de períodos de sono noturno por semana em que as crianças dormiram 10 ou mais horas.

Entre as 3 medidas de sono examinadas, a regularidade do sono noturno em que as crianças dormiam 10 ou mais horas por noite, especialmente no pré-K, previu consistentemente resultados de K mais favoráveis ??nos domínios socioemocional, aprendizado e acadêmico. Os resultados sugeriram que o estabelecimento de hábitos saudáveis ??de sono noturno antes do início do K foi especialmente promotor de um melhor ajuste do K ao longo do ano de jardim de infância completo.

Assim esforços para promover uma transição favorável para a primeira escolarização devem prestar atenção especial à higiene do sono e à regularidade de mais de 10 horas de sono noturno da criança estabelecida antes do início da K.

Fonte: Pediatrics (2022). DOI: 10.1542/peds.2021-054362.

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