Notícias de saúde

União Europeia pretende banir 12.000 produtos químicos

20 de maio de 2022 (Bibliomed). Até 12.000 produtos químicos potencialmente tóxicos ou nocivos podem em breve ser proibidos de uso na Europa. No final de abril, o poder executivo da União Europeia publicou um "roteiro de restrições" como um primeiro passo para proibir certas substâncias ligadas a doenças e problemas reprodutivos.

Como parte do Pacto Verde Europeu, a Comissão Europeia publicou sua estratégia de produtos químicos em outubro passado, que delineou um caminho sustentável para um ambiente livre de tóxicos. A nova proposta seria uma maior proibição de produtos químicos tóxicos.

Mais de 190 milhões de produtos químicos sintéticos estão registrados em todo o mundo, de acordo com o Chemical Abstracts Service. Grupos de categorias químicas como plásticos de PVC, retardadores de chama e bisfenois estão incluídos na lista.

Para tornar mais difícil para as empresas químicas evitarem a proibição de produtos químicos individuais, a Agência Europeia de Produtos Químicos prefere lidar com produtos químicos em grupos. Caso contrário, as empresas podem usar uma tática chamada "substituição lamentável”, alterando a composição dos produtos químicos para criar produtos químicos irmãos que podem ser igualmente perigosos.

De acordo com a Comissão Europeia, as toxinas farão parte de uma lista contínua revisada regularmente. As substâncias podem ser removidas ou adicionadas à lista antes da revisão do regulamento Reach da UE para produtos químicos programado para 2027. Conforme o site da Comissão Europeia, o Reach visa melhorar a proteção da saúde humana e do meio ambiente através da identificação melhor e mais precoce das propriedades intrínsecas das substâncias químicas.

Fonte: European Commission's website. 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários