Notícias de saúde

COVID-19: 75% dos hospitalizados demoram mais de um ano para se recuperar

18 de maio de 2022 (Bibliomed). Um ano após ser hospitalizado com COVID-19, apenas cerca de 25% das pessoas se sentiram totalmente recuperadas, mostra um novo estudo do National Institute for Health Research Leicester Biomedical Research Centre, no Reino Unido. O risco de COVID longo foi maior entre mulheres, pessoas obesas e aquelas que precisaram de ventilação mecânica.

O estudo incluiu mais de 2.300 pacientes britânicos com COVID-19 que foram avaliados cinco meses após a alta hospitalar. Todos tinham 18 anos ou mais. Desses, 807 também completaram uma avaliação um ano após a alta. Aos cinco meses, 26% relataram uma recuperação completa, assim como 29% dos pacientes em um ano. Os sintomas longos mais comuns de COVID foram fadiga, dores musculares, capacidade física reduzida, falta de sono e falta de ar.

A probabilidade de se sentir totalmente recuperado em um ano foi menor entre as mulheres (32% menos provável), pacientes obesos (metade da probabilidade) e aqueles que precisaram de respirador (58% menos provável).

Não há tratamentos específicos para o COVID longo, e os pesquisadores disseram que essas descobertas destacam a necessidade urgente de encontrar terapias eficazes para a doença. Além disso, eles destacam que a descoberta de que mulheres e pacientes obesos eram menos propensos a se recuperar completamente após um ano sugere que eles podem precisar de mais ajuda.

Fonte: The Lancet Respiratory Medicine. DOI: 10.1016/S2213-2600(22)00127-8.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários