Notícias de saúde

Pandemia aumentou risco de doenças cardíacas

17 de maio de 2022 (Bibliomed). As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte de mulheres e homens em todo o mundo. No entanto, muitas mulheres não sabem disso.

A pandemia COVID-19 afetou as pessoas de várias maneiras. Para muitas mulheres, acrescentou camadas de complexidade. O período de quarentena obrigou milhões a ficar em casa, trabalhar em casa, assumir o papel de professora e supervisionar a educação dos filhos. Essas camadas adicionadas também significavam que as mulheres perdiam tempo cuidando de si mesmas. E muitas mulheres continuam a enfrentar esses desafios.

Essas são apenas algumas das razões que podem explicar por que o risco de doenças cardiovasculares nas mulheres aumentou – e por que é importante fazer mudanças, diz a Dra. Mayra Guerrero, cardiologista da Mayo Clinic. Para muitas mulheres, seus papéis complexos durante a pandemia do COVID-19 como mães, professoras e trabalhadoras remotas trouxeram não apenas estresse emocional, mas também estresse físico.

"O estresse por si só pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e às vezes até desencadear um infarto do miocárdio", diz a Dr. Guerrero. Mas esse estresse adicional não é o único fator. "Uma dieta pobre também pode ser um fator de risco para doenças cardiovasculares ou falta de exercício", diz ela.

Não se pode controlar a sua idade ou seu DNA, mas pode ter algum controle sobre seu nível de colesterol, pressão arterial e escolhas de estilo de vida, disse a autora do estudo. Tenha uma dieta equilibrada que inclua mais frutas e vegetais e inclua exercícios em sua vida diária - idealmente todos os dias. Mas se não pelo menos quatro dias por semana. E um muito importante: não fumar.

Fonte: Mayo Clinic News Network. 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários