Notícias de saúde

EUA registra aumento nos casos de demência

13 de maio de 2022 (Bibliomed). A doença de Alzheimer e demências relacionadas (DRDA) têm recebido atenção considerável entre médicos, pesquisadores e formuladores de políticas nos últimos anos. Apesar do aumento da conscientização, poucos estudos documentaram mudanças temporais na documentação dos diagnósticos de DRDA, apesar de sua nova importância para o ajuste de risco para planos de saúde.

Estudo recente teve como objetivo avaliar as tendências na frequência de diagnóstico de DRDA nos últimos 2 anos de vida de 2004 a 2017, bem como quaisquer mudanças associadas nas práticas de cobrança, características da população com diagnóstico de DRDA e intensidade dos cuidados de fim de vida.

Entre 3.515.329 pessoas falecidas e que eram beneficiárias do Medicare, a porcentagem que recebeu um diagnóstico de DRDA dentro de 2 anos após a morte aumentou de 34,7% em 2004 para 47,2% em 2017. A probabilidade de receber um diagnóstico de DRDA aumentou particularmente no paciente internado, casa de repouso, e configurações de saúde domiciliar; as características individuais e o uso do serviço permaneceram estáveis ao longo do tempo, enquanto a intensidade dos cuidados no final da vida diminuiu.

O estudo concluiu que morrer com um diagnóstico de doença de Alzheimer e demências relacionadas tornou-se mais comum entre os falecidos mais velhos dos EUA, potencialmente devido ao aumento da conscientização e mudanças temporais no faturamento de contas de atendimento médico.

Fonte: JAMA Health Forum. 2022;3(4):e220346.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários