Notícias de saúde

Cirurgia oncológica pode estar relacionada ao aumento do risco de trombose

19 de junho de 2024 (Bibliomed). Um estudo de coorte nacional conduzido na Suécia revelou que uma grande cirurgia oncológica está associada a um aumento significativo no risco de tromboembolismo venoso (TEV) após a cirurgia. A pesquisa, que comparou 432.218 pacientes submetidos a cirurgias oncológicas maiores com 4.009.343 membros da população geral, encontrou um aumento estatisticamente significativo no risco cumulativo de TEV de 1 ano. O aumento inicial associado à cirurgia foi seguido por um platô que variou de acordo com o tipo de câncer.

O estudo abrangeu dados da população sueca entre 1998 e 2016, analisando pacientes que passaram por cirurgias oncológicas importantes em oito tipos de câncer, incluindo bexiga, mama, cólon ou reto, órgãos ginecológicos, rim e trato urotelial superior, pulmão, próstata e trato gastroesofágico. Cada paciente foi pareado em uma proporção de 1:10 com membros da população geral sem câncer, levando em consideração ano de nascimento, sexo e residência.

Os resultados indicam um aumento do risco de TEV associado à cirurgia oncológica, variando em magnitude e temporalidade de acordo com o tipo de câncer. Essas descobertas destacam a importância de considerar medidas preventivas para TEV após cirurgias importantes para câncer, personalizando estratégias de acordo com o tipo específico de câncer e perfil do paciente. O debate sobre a necessidade de terapia tromboprofilática após cirurgia oncológica ganha relevância diante desses resultados, ressaltando a importância da gestão de riscos nesse contexto.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.54352.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários