Notícias de saúde

Acupuntura Pode Reduzir Enjôo Matinal em Grávidas

NOVA YORK (Reuters Health) - Grávidas com enjôo matinal particularmente intenso podem ter um certo alívio se, além do tratamento convencional, recorrerem à acupuntura. De acordo com estudo sueco que envolveu 33 grávidas, apenas 7 de 17 grávidas continuavam a vomitar três dias após a acupuntura, enquanto 12 das 16 mulheres que receberam um tratamento "falso" de acupuntura apresentaram melhora, de acordo com dados publicados no estudo, que está na edição de outubro do Journal of Pain and Symptom Management.

Entre 50 por cento e 80 por cento das mulheres têm náuseas e vômitos durante a gestação, mas entre 1 por cento e 2 por cento delas têm enjôos tão fortes -- muitas vezes durante todo o dia -- que acabam emagrecendo, perdem peso e vão parar no hospital.

No estudo, o tratamento consistia na introdução de uma agulha alguns centímetros acima do pulso, nos dois braços, no ponto PC6. Agulhas introduzidas na mesma região já se mostraram capazes de reduzir a náusea em pacientes que tomam analgésicos no pós-operatório, de acordo com P. O. Carlsson, do University Hospital, em Lund, na Suécia. As que receberam o falso tratamento, tiveram a agulha inserida superficialmente em um ponto mais distante.

Os dois grupos receberam os dois dias de tratamento no início ou fim da semama num hospital, além do tratamento convencional, que inclui repouso, remédios contra náusea e soro intravenoso. A gravidade da náusea e a freqüência dos vômitos reduziram-se mais depressa.

O trabalho comprova as descobertas anteriores quanto à eficácia das várias técnicas "contra a náusea e o vômito". Os efeitos da acupuntura ativa geralmente podem ser vistos minutos após a estimulação.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários