Notícias de saúde

Sintomas gastrointestinais podem aparecer antes da Doença de Parkinson

22 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Pode não parecer que a prisão de ventre ou a dificuldade em engolir possam sinalizar um problema neurológico, mas novas pesquisas sugerem que essas condições intestinais podem ser um indicador precoce da doença de Parkinson. Acredita-se também que os sintomas gastrointestinais precedem o desenvolvimento de doenças cerebrovasculares, incluindo acidente vascular cerebral, aneurisma cerebral ou doença de Alzheimer. Já foi sugerido que problemas intestinais podem aparecer antes da doença de Parkinson.

Estudo realizado na Mayo Clinic Arizona, nos Estados Unidos, envolveu mais de 19.000 com doença de Alzheimer, mais de 23.000 com doença cerebrovascular e mais de 24.000 sem nenhuma destas condições. Os pesquisadores compararam as pessoas com doença de Parkinson com as pessoas dos outros grupos de comparação em termos de idade, sexo, raça e etnia, e duração do diagnóstico.

Os autores compararam a frequência de problemas intestinais incluídos em seu registro eletrônico de saúde durante uma média de seis anos antes do diagnóstico da doença de Parkinson. Para testar a hipótese de uma forma diferente, eles dividiram todos os adultos que tinham sido diagnosticados com qualquer uma das 18 doenças intestinais em grupos separados de acordo com a sua condição.

Essas pessoas foram então comparadas com pessoas sem essa condição intestinal específica. Eles foram monitorados durante cinco anos através de seus registros médicos para ver quantos deles desenvolveram a doença de Parkinson ou outros distúrbios neurológicos.

Quatro condições intestinais específicas foram associadas a um maior risco de diagnóstico da doença de Parkinson: Gastroparesia (que retarda o esvaziamento do estômago), disfagia (que é dificuldade em engolir) e constipação foram associadas a um risco mais que duplicado de doença de Parkinson nos cinco anos anteriores ao diagnóstico. A síndrome do intestino irritável (SII) sem diarreia foi associada a um risco 17% maior.

Os resultados do estudo também sugeriram que a remoção do apêndice era protetora, levantando questões sobre o seu papel potencial nos processos patológicos que levam à doença de Parkinson. Nem a doença inflamatória intestinal nem a remoção total ou parcial do nervo vago para tratar úlcera péptica foram associadas a um risco aumentado.

Pessoas com doença de Parkinson também apresentaram maior prevalência de alguns outros problemas intestinais, incluindo sensação de queimação ou plenitude no estômago sem causa óbvia, SII com diarreia e diarreia com incontinência fecal. Estas condições também eram mais prevalentes antes do início da doença de Alzheimer ou da doença cerebrovascular.

Fonte: Gut. DOI: 10.1136/gutjnl-2023-329685.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários