Notícias de saúde

Efeitos dos tratamentos para cânceres são piores para mulheres

11 de março de 2022 (Bibliomed). Um estudo realizado por pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, mostrou que as mulheres são mais propensas a sofrerem com efeitos colaterais no tratamento de cânceres do que os homens.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 23.000 pacientes inscritos em 200 ensaios de tratamento de câncer realizados pela rede SWOG Cancer Research Network ao longo de 30 anos. Mais de dois terços dos pacientes receberam quimioterapia, enquanto o restante recebeu imunoterapia ou terapia direcionada.

No geral, os pacientes experimentaram mais de 274.000 efeitos colaterais e quase 65% tiveram pelo menos um efeito colateral grave.

As mulheres tiveram um risco 34% maior de efeitos colaterais graves do que os homens. O risco das mulheres foi maior para todas as três formas de terapia, particularmente para imunoterapia, onde elas tiveram um risco 49% maior do que os homens.

Os efeitos colaterais incluíram problemas como dor, náusea ou pressão alta, enquanto alguns estavam relacionados ao sangue ou à medula óssea.

De acordo com os pesquisadores, vários fatores podem explicar as descobertas, incluindo diferenças em como homens e mulheres relatam seus sintomas, como seus corpos processam medicamentos e como as terapias são administradas a eles.

Fonte: Journal of Clinical Oncology. DOI: 10.1200/JCO.21.02377.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários