Notícias de saúde

Drogas para disfunção erétil podem ajudar no declínio cognitivo

09 de março de 2022 (Bibliomed). Os medicamentos para disfunção erétil, como o Viagra, podem ser utilizados para ajudar no tratamento da demência vascular. É o que indica um estudo da Universidade de Londres, na Inglaterra.

Os pesquisadores explicam que essas drogas são projetadas para aumentar o fluxo sanguíneo no pênis, e decidiram testar se eles seriam capazes de fazer o mesmo em outras regiões do corpo. Eles testaram uma substância chamada de tafalafil para ver se ela seria capaz de aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro de pessoas idosas com estreitamento nas artérias cerebrais.

Segundo os autores, o estreitamento das artérias cerebrais pode causar demência vascular e derrames, além de ser um contribuinte comum para o declínio cognitivo em pessoas idodas.

Para o estudo, os pesquisadores selecionaram 120 voluntários que receberam uma dose única de tadalafil, enquanto outros receberam um placebo inativo. Seu fluxo sanguíneo cerebral foi registrado usando um tipo especial de ressonância magnética.

Embora não tenha havido diferença significativa no fluxo sanguíneo cerebral entre os dois grupos de estudo, os participantes com mais de 70 anos mostraram aumento do fluxo na substância branca do cérebro, a área mais importante para a demência vascular.

Para os pesquisadores, essas descobertas sugerem o valor de uma investigação mais aprofundada sobre a eficácia do tadalafil no tratamento da demência vascular em pessoas idosas.

Fonte: Alzheimer's & Dementia: The Journal of Alzheimer's Association. DOI: 0.1002/alz.12559.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários