Notícias de saúde

Tecnologia da vacina de mRNA pode aumentar regeneração óssea

28 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). O uso da tecnologia de mRNA, a mesma abordagem usada na vacina contra COVID-19 da Pfizer-BioNTech, pode ajudar na regeneração de ossos quebrados com mais eficácia, mostrou estudo da Mayo Clinic em Rochester, nos Estados Unidos, e da Universidade de Maastricht, na Holanda.

O estudo foi realizado com ratos que receberam uma dose de vacina baseada em mRNA. Os resultados mostraram que aqueles que receberam a vacina foram capazes de produzir ossos mais fortes do que aqueles tratados com outros métodos.

Os pesquisadores explicam que o osso humano se desenvolve como resultado da formação direta de células ósseas ou através de um processo chamado ossificação endocondral, no qual a cartilagem se forma primeiro e depois se converte em osso.

Na maioria dos casos, após fraturas ou perda óssea de várias formas de câncer, o osso se regenera por conta própria. No entanto, em alguns casos, o osso pode não se regenerar sem tratamento. Nesses casos, uma droga chamada proteína morfogenética óssea humana recombinante-2, ou BMP-2, é vendida sob a marca INFUSE.

A droga é entregue usando um pequeno implante, que é colocado durante um procedimento cirúrgico, mas pode ser caro e produz efeitos colaterais graves em algumas pessoas. A pesquisa mostrou que a técnica de mRNA pode ser usada em baixas doses para regenerar o osso sem efeitos colaterais ou a necessidade de injeções adicionais. Além disso, a qualidade do osso novo é superior ao osso formado por BMP-2 e assim permaneceu ao longo de oito semanas de monitoramento.

Apesar dos resultados animadores, os autores ressaltam que ainda precisarão repetir os experimentos em animais maiores até que possam considerar tentar a abordagem em humanos.

Fonte:  Science Advances. DOI: 10.1126/sciadv.abl6242.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários