Notícias de saúde

Cientistas brasileiros participam de projeto da NASA

São Paulo, 21 de Maio de 2001 (eHealthLA). De 30 de maio a 3 de junho, os cientistas brasileiros Prof. Dr. Antônio Pinheiro e Prof. Dr. Aldo Brugnera, ambos cirurgiões dentistas especializados em laser, estarão participando do Photobiology Workshop, que será realizado nos Estados Unidos.

Os dois são representantes da América Latina em um consórcio internacional de cientistas, cujo principal objetivo é discutir temas de interesse da National Aerospace Agency (NASA) e da Defense Advanced Research Project Agency (DARPA).

Para o evento foram convidados especialistas na área de fotobiologia e medicina espacial de vários países, que discutirão os efeitos da terapia com luz e como esta nova tecnologia poderia ajudar astronautas e tripulantes de submarinos nucleares, que venham a desenvolver lesões durante as suas missões. Os brasileiros foram convidados a formar o grupo devido à larga experiência com laser.

Regeneração óssea através do laser

Dentre os objetivos principais deste evento está o de melhorar a resposta tecidual de soldados e de astronautas através do uso da fototerapia no campo de batalha e nas viagens espaciais. Neste sentido, o Dr. Pinheiro, desenvolveu um trabalho na regeneração óssea com a tecnologia do laser, uma vez que essa ocorre com rapidez e eficiência.

"O interesse da NASA neste assunto baseia-se no fato da biomodulação da regeneração natural dos tecidos com algumas modalidades de luz poder ser consideravelmente melhoradas", explica Pinheiro.

O cientista acrescenta: "Esta terapêutica propicia uma maior segurança quando drogas convencionais ou procedimentos cirúrgicos são realizados".

Para Pinheiro, "a troca de experiências entre os cientistas irá proporcionar o desenvolvimento de tecnologias que contribuirão para beneficiar a comunidade em geral".

Segundo as pesquisas, a regeneração de órgãos e membros poderá ser também possível se a biomodulação for capaz de "despertar" eventos em nível molecular que possam levar a um novo crescimento deste tecido.

Este tratamento poderá ser utilizado na prevenção de atrofia óssea e/ou muscular e ajudar na cicatrização de feridas.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários