Notícias de saúde
22 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). O apoio de familiares e amigos, juntamente com exercícios e sono suficiente, ajudaram a proteger a saúde mental dos adolescentes durante a pandemia, mostra uma nova pesquisa realizada no Center for Health Sciences at SRI International.
No estudo, os autores analisaram dados coletados de mais de 3.000 participantes, com idades entre 11 e 14 anos, no estudo Adolescent Brain Cognitive Development (ABCD) - o maior estudo de longo prazo sobre desenvolvimento cerebral e saúde infantil já realizado nos Estados Unidos - antes e durante os primeiros meses da pandemia.
Os fatores mais fortemente associados à proteção dos adolescentes contra estresse, ansiedade e depressão foram relacionamentos positivos (como conversar sobre planos para o próximo dia com os pais ou participar de atividades familiares) e comportamentos saudáveis, incluindo atividade física e sono adequado.
Fatores significativos relacionados à saúde mental precária foram mais tempo de tela (incluindo mídias sociais e videogames) e testemunhar racismo ou discriminação em relação à pandemia.
Meninas e adolescentes que já tinham problemas de saúde mental ou de sono quando a pandemia começou eram particularmente vulneráveis ??aos efeitos da pandemia na saúde mental.
Fonte: Journal of Adolescent Health. DOI: /10.1016/j.jadohealth.2021.11.023.
Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.
Veja também