Notícias de saúde

Qual a duração do tratamento da pneumonia em crianças?

31 de janeiro de 2022 (Bibliomed). A dose ideal e a duração da amoxicilina oral para crianças com pneumonia adquirida na comunidade (PAC) não são claras. Por isso, um estudo buscou determinar se a dose mais baixa de amoxicilina não é inferior à dose mais alta e se o tratamento de 3 dias não é inferior a 7 dias.

O estudo envolveu 814 crianças com pneumonia que precisaram de amoxicilina após alta hospitalar. Elas foram divididas em dois grupos, sendo que o primeiro recebeu a dose mais baixa de amoxicilina enquanto o segundo recebeu uma dose normal. Após 28 dias, 12,6% das crianças do primeiro grupo precisou de novo tratamento, contra 12,4% do segundo grupo. Em relação à direção do tratamento, 12,5% tanto do grupo que recebeu o antibiótico por 3 dias quanto do grupo que fez uso do medicamento por 7 dias precisaram de novo tratamento.

O estudo concluiu que entre as crianças com pneumonia adquirida na comunidade que receberam alta de um pronto-socorro, unidade de observação ou enfermaria de internação, o tratamento ambulatorial adicional com amoxicilina oral na dose de 35 a 50mg/kg por dia foi não inferior a uma dose de 70 a 90mg/kg por dia e 3 dias foi não inferior a 7 dias no que diz respeito à necessidade de retratamento antibiótico posterior.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2021.17843.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários