Notícias de saúde

Antibióticos para infecção do trato respiratório inferior em crianças

04 de novembro de 2021 (Bibliomed). A resistência aos antibióticos é uma ameaça global à saúde pública. Os antibióticos são muito comumente prescritos para crianças que apresentam infecções não complicadas do trato respiratório inferior (ITRI), mas há poucas evidências de ensaios clínicos randomizados sobre a eficácia dos antibióticos, tanto no geral quanto entre os principais subgrupos clínicos. No ARTIC PC, pesquisadores avaliaram se a amoxicilina reduz a duração dos sintomas moderados em crianças que apresentam ITRI não complicada (não pneumônica) na atenção primária, em geral e nos principais subgrupos clínicos.

O ARTIC PC foi um estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo realizado em 56 clínicas gerais na Inglaterra. As crianças elegíveis foram aquelas com idade entre 6 meses e 12 anos que se apresentavam na atenção primária com ITRI aguda não complicado considerado de origem infecciosa, onde a pneumonia não era suspeita clinicamente, com sintomas por menos de 21 dias. Os pacientes foram designados aleatoriamente em uma proporção de 1:1 para receber amoxicilina 50 mg/kg por dia ou suspensão oral de placebo, em três doses divididas por via oral por 7 dias. Pacientes e investigadores foram mascarados para a atribuição de tratamento. O desfecho primário foi a duração dos sintomas classificados como moderadamente ruins ou piores (medidos por meio de um diário validado) por até 28 dias ou até a resolução dos sintomas. O desfecho primário e a segurança foram avaliados na população com intenção de tratar.

Entre 9 de novembro de 2016 e 17 de março de 2020, 432 crianças (sem incluir seis que retiraram a permissão para o uso de seus dados após a randomização) foram aleatoriamente designadas para o grupo de antibióticos (n = 221) ou o grupo de placebo (n = 211). Dados completos para a duração dos sintomas estavam disponíveis para 317 (73%) pacientes; os dados em falta foram imputados para a análise primária.

As durações medianas dos sintomas moderadamente ruins ou piores foram semelhantes entre os grupos (5 dias [IQR 4–11] no grupo de antibióticos vs 6 dias [4–15] no grupo de placebo; razão de risco [HR] 1,13 [IC 95% 0,90 – 1,42]). Não foram observadas diferenças para o resultado primário entre os grupos de tratamento nos cinco subgrupos clínicos pré-especificados (pacientes com sinais torácicos, febre, avaliação médica de indisposição, expectoração ou chocalho no peito e falta de ar). As estimativas da análise de caso completo e uma análise por protocolo foram semelhantes à análise de dados imputada.

O estudo concluiu que é improvável que a amoxicilina para infecções torácicas não complicadas em crianças seja clinicamente eficaz, tanto em geral quanto para subgrupos-chave para os quais os antibióticos são comumente prescritos. A menos que haja suspeita de pneumonia, os médicos devem fornecer conselhos sobre proteção, mas não prescrever antibióticos para a maioria das crianças com este tipo de infecção.

Fonte: The Lancet. Volume 398, Issue 10309, P1417-1426.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários