Notícias de saúde

Anvisa libera venda de autotestes de Covid-19

28 de janeiro de 2022 (Bibliomed). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira a liberação da venda de autotestes de Covid-19 no Brasil. Contudo, a decisão não tem efeito imediato, uma vez que cada empresa interessada em comercializar sua versão de autoteste deverá pedir o registro do produto junto à Anvisa.

O autoteste é um kit constituído de um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab - uma espécie de cotonete usado para a coleta nasal. Com ele, as pessoas podem fazer a coleta e o teste em casa.

A medida vale apenas para testes de antígenos, feitos a partir do swab que coleta o material no fundo da boca e do nariz e busca sinais de anticorpos gerados após a infecção, não se aplicando ao teste RT-PCR. De acordo com a Anvisa, cabe ao Ministério da Saúde incluir orientações sobre o uso dos autotestes em uma futura atualização do "Plano Nacional de Expansão de Testagem para Covid-19" (PNE Teste).

A Anvisa também recomendou, mas não impôs, que as empresas que pretendam comercializar os autotestes desenvolvam estratégias para que os compradores informem voluntariamente seus resultados.

Durante a reunião, a agência ressaltou que um resultado positivo no autoteste não deve ser considerado uma notificação de Covid-19, sendo necessário que a pessoa que testou positivo procure atendimento médico para confirmação do diagnóstico, notificação e orientações pertinentes.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 28 de janeiro de 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários