Notícias de saúde

Mesmo sem eficácia comprovada, Ministério da Saúde volta a defender “Kit Covid”

24 de janeiro de 2022 (Bibliomed). Na última sexta-feira (22/01), o Ministério da Saúde publicou uma Nota Técnica defendendo a eficácia de medicamentos como a hidroxicloroquina contra o coronavírus e desacreditando a eficácia e segurança das vacinas.

Assinada apenas pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, a Nota Técnica nº2/2022, foi emitida como resposta ao o protocolo da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) que contraindicavam o uso do chamado “kit Covid”.

O documento traz propostas de enfrentamento à COVID-19, entre as quais o Ministério afirma que a hidroxicloroquina tem efetividade em estudos controlados e randomizados, além da demonstração de segurança em estudos experimentais e observacionais, o que não ocorre com as vacinas.

A publicação vai contra as indicações de tratamento indicadas pelas principais entidades e autoridades de saúde do mundo, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

A nota técnica causou revolta entre as entidades médicas, que divulgaram notas de repúdio. No sábado (22/01), docentes, profissionais de saúde e pesquisadores de todo o Brasil lançaram um abaixo assinado emitindo uma posição contrária à nota e pedindo providências ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Ministério Público (MP), ao Senado e ao Ministério da Saúde.

Após a divulgação da nota técnica, o secretário Hélio Angotti Neto foi convocado para prestar esclarecimentos sobre a informação na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal.

A Nota Técnica nº2/2022 pode ser acessada AQUI.

Fonte: Ministério da Saúde. 21 de janeiro de 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários