Notícias de saúde

Variante Ômicron se espalha e atinge também o Brasil

19 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Em 24 de novembro de 2021, uma nova variante do SARS-CoV-2, B.1.1.529, foi relatada à Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta nova variante foi detectada pela primeira vez em espécimes coletados em 11 de novembro de 2021 em Botswana e em 14 de novembro de 2021 na África do Sul.

 

Em 26 de novembro de 2021, a OMS nomeou a nova variante B.1.1.529 “Ômicron” e a classificou como Variante de Preocupação (VOC). Em 30 de novembro de 2021, os Estados Unidos designaram a Ômicron como uma variante da preocupação e, em 1 de dezembro de 2021, foi identificado o primeiro caso americano confirmado de Ômicron.

 

O CDC tem colaborado com parceiros globais de saúde pública e da indústria para aprender sobre a Ômicron, enquanto continua a monitorar seu curso. O CDC tem usado a vigilância genômica ao longo do curso da pandemia para rastrear variantes do SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19, e informar a prática de saúde pública. Ainda não se sabe com que facilidade ela se espalha, a gravidade da doença que causa ou quão bem as vacinas e medicamentos disponíveis atuam contra ela.

 

A variante Ômicron também está se espalhando pelo Brasil: neste último fim de semana, 3 novos casos de pacientes com esta variante foram identificados em Belo Horizonte, MG. Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou que, dentre os cinco casos positivos para Covid-19 que estavam em investigação para a variante, três casos foram confirmados "a partir do sequenciamento genético realizado pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED)".

 

Fonte: OMS; Jornal O Tempo.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários