Notícias de saúde

Fumar aumenta risco de hospitalização por COVID-19

23 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Fumantes atuais e ex-fumantes têm duas vezes mais chances de necessitar de cuidados hospitalares após serem infectados com COVID-19 e quase duas vezes mais chances de morrer do vírus em comparação com aqueles que nunca fumaram, revelou um estudo realizado pelo Cleveland Clinic Lerner College of Medicine, nos Estados Unidos.

Aqueles que fumaram em média um maço de cigarros por dia por 30 ou mais anos correram um risco 125% maior de serem hospitalizados se contraírem COVID-19 em comparação com pessoas que nunca fumaram, mostraram os dados. Eles também tinham 89% mais probabilidade de morrer do vírus do que os não fumantes.

Pessoas que fumaram um maço por dia em média por mais de 10 anos, mas menos de 30 anos, tinham 40% mais chances de necessitar de cuidados hospitalares devido ao COVID-19 e 47% mais chances de morrer do vírus do que os não fumantes, de acordo com os pesquisadores.

Os resultados são baseados em uma análise de mais de 7.100 pessoas incluídas no registro COVID-19 da Cleveland Clinic, um banco de dados de pacientes diagnosticados com o vírus no hospital, entre 8 de março e 25 de agosto do ano passado.

Dos pacientes incluídos no estudo, 85% nunca fumaram e pouco menos de 13% eram ex-fumantes. Um pouco mais de 2% eram fumantes na época do diagnóstico de COVID-19. Aqueles que fumaram um maço por dia por 10 anos ou menos tiveram aproximadamente o mesmo risco de hospitalização após infecção em comparação com os não fumantes. No entanto, eles tinham 19% mais probabilidade de requerer internação na unidade de terapia intensiva ou UTI, sugerindo doença mais grave, e 66% mais probabilidade de morrer por causa do vírus.

Pessoas que fumaram um maço por dia durante 10 a 30 anos tiveram um risco 55% maior de admissão na UTI, enquanto aqueles que fumaram pesadamente por 30 ou mais anos tiveram um risco 69% maior.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2020.8360.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários