Notícias de saúde

Lesões cerebrais leves levam ao declínio cognitivo precoce

30 de novembro de 2021 (Bibliomed). Veteranos militares que sofreram um leve traumatismo cranioencefálico durante o combate experimentaram declínio cognitivo precoce sete anos após o incidente, revelou um estudo da University of North Texas e da Texas Christian University, ambas nos Estados Unidos.

Os efeitos da lesão na função cognitiva são comparáveis ??aos observados por pessoas com doença de Parkinson em estágio inicial e significativamente piores do que aqueles sentidos por não veteranos saudáveis. A doença de Parkinson é uma doença cerebral que causa tremores, rigidez e dificuldade para andar, equilíbrio e coordenação, e pode progredir para sintomas de demência ou perda de memória e declínio na função cerebral.

Lesão cerebral traumática é uma lesão cerebral causada por uma força externa que ocorre quando um trauma repentino resulta em danos ao cérebro. Ela pode ocorrer quando a cabeça atinge um objeto repentina e violentamente ou quando um objeto perfura o crânio e entra no tecido cerebral. As lesões cerebrais traumáticas também são comuns entre atletas e militares da ativa em combate.

Cerca de 430.000 ferimentos na cabeça foram sofridos por militares e mulheres na ativa entre 2000 e 2018, com 82% classificados como leves, relatou o Departamento de Defesa. No entanto, os veteranos com histórico de TCE

Para este estudo, os pesquisadores avaliaram 27 veteranos com idades entre 25 e 45 anos que sofreram uma lesão cerebral traumática leve não penetrante - o que significa que não envolveu a quebra do crânio - durante o combate nos últimos sete anos.

O desempenho deles em várias medidas de função cognitiva foi comparado com o de 30 veteranos saudáveis ??e 30 não veteranos saudáveis ??- todos pareados com base na idade e inteligência - bem como 27 com doença de Parkinson entre 60 e 90 anos antes do início do estudo.

Em todos os testes de função cognitiva, os veteranos com lesão cerebral traumática leve e Parkinson levaram cerca de 33% mais tempo para completar as tarefas e tiveram um desempenho pior do que os veteranos saudáveis ??e não veteranos.

Estudos anteriores mostraram que pessoas com histórico de lesão cerebral traumática leve têm um risco 56% maior de desenvolver a doença de Parkinson 12 anos após a lesão; além de ser associada à demência em idosos e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças.

Fonte: PLOS One. DOI: 10.1371/journal.pone.0258851.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários