Notícias de saúde

Moléculas intestinais estão associadas ao risco de câncer de próstata agressivo

29 de novembro de 2021 (Bibliomed). Moléculas intestinais relacionadas à dieta estão ligadas a um risco aumentado de uma forma muito agressiva de câncer de próstata, descobriu um estudo da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos. Isso significa que as mudanças na dieta podem ajudar a reduzir o risco de uma doença potencialmente mortal.

Homens com níveis mais altos de um metabólito chamado fenilacetilglutamina tinham duas ou três vezes mais chances de serem diagnosticados com câncer de próstata agressivo. A fenilacetilglutamina é produzida quando micróbios no intestino quebram a fenilalanina, um aminoácido encontrado em muitos alimentos vegetais e animais, como carne, feijão e soja.

"Nossa esperança é que um dia essas moléculas possam ser usadas como biomarcadores precoces do câncer de próstata e ajudem a identificar pacientes que podem modificar seu risco de doença fazendo mudanças na dieta e no estilo de vida", disse a co-autora do estudo, Dra. Nima Sharifi, em um comunicado à imprensa.

Estudos anteriores mostraram que um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta balanceada e exercícios regulares, pode reduzir o risco de câncer de próstata nos homens, embora alimentos específicos não possam.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados de quase 700 pacientes previamente inscritos no ensaio de triagem de câncer de próstata, pulmão, colorretal e ovário do Instituto Nacional do Câncer, uma avaliação contínua de pessoas com diagnóstico de câncer nos Estados Unidos.

Os autores estudaram os níveis sanguíneos de certos nutrientes e metabólitos da dieta, ou subprodutos produzidos quando uma substância é decomposta no sistema digestivo, antes do diagnóstico de câncer de próstata.

Eles compararam os níveis sanguíneos desses metabólitos em pacientes saudáveis ??com os de pessoas que mais tarde receberam um diagnóstico de câncer de próstata e morreram da doença.

Além da fenilacetilglutamina, homens com níveis elevados de nutrientes colina e betaína, que são encontrados em produtos de origem animal (incluindo carne vermelha, gema de ovo e laticínios com alto teor de gordura), também apresentam risco aumentado de câncer de próstata agressivo. Já se descobriu que esses nutrientes e metabólitos intestinais aumentam o risco de doenças cardíacas e derrames.

Agora, os pesquisadores pretendem explorar o uso de colina, betaína e fenilacetilglutamina no diagnóstico de câncer de próstata agressivo e ver se as intervenções dietéticas podem reduzir o risco da doença.

Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. DOI: 10.1158/1055-9965.EPI-21-0766.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários