Notícias de saúde
29 de novembro de 2021 (Bibliomed). Na última semana, as autoridades de saúde da África do Sul anunciaram a descoberta de uma nova variante do coronavírus. Nomeada de Omicron, a variante B.1.1.529 foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como de preocupação.
A maior preocupação da OMS é com a capacidade da Omicron de sofrer mutações, que é de 26 a 32 vezes na proteína spike, o que permitiria que ela se espalhasse pelo mundo rapidamente, devido ao seu "potencial de escape imunológico e maior transmissibilidade".
Em comunicado divulgado no domingo (28/11), a OMS alertou para a possibilidade de disseminação global da Omicron, pedindo aos governos "vigilância aprimorada e esforços de sequenciamento" para compreender melhor a variante Omicron e seu impacto na sociedade em geral.
A primeira infecção pela variante B.1.1.529 confirmada conhecida foi de uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021 na África do Sul, e o número de casos está aumentando desde então. Já foram confirmados casos na Europa, Oceania, Ásia e América do Norte. No Brasil, um viajante que esteve na África do Sul testou positivo para COVID-19, mas ainda não há confirmação se ele foi infectado pela variante Omicron.
Fonte: World Health Organization. November, 2021.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Veja também