Notícias de saúde

Existe relação entre quadros de inflamação e depressão?

26 de novembro de 2021 (Bibliomed). Em um artigo publicado recentemente na revista Pharmacological Reviews, pesquisadores da Emory University School of Medicine delinearam o impacto da inflamação na motivação no que se refere à depressão. A administração exógena de estímulos inflamatórios a humanos e animais de laboratório e estados inflamatórios endógenos crônicos levam a déficits motivacionais.

Os pesquisadores propõem que a inflamação de baixo grau afeta os produtos químicos do cérebro e os circuitos cerebrais que regulam a motivação, levando a déficits motivacionais e perda de interesse ou vontade de se envolver em atividades geralmente prazerosas, incluindo trabalho e lazer. Esses déficits motivacionais são refletidos como anedonia, um sintoma central e provavelmente o mais incapacitante da depressão, assim como outros transtornos psiquiátricos.

O artigo também descreve como esses efeitos da inflamação no cérebro são uma adaptação às demandas de energia da inflamação que exigem a conservação dos recursos energéticos e, portanto, o desligamento do comportamento. A inflamação de baixo grau pode ser causada por mudanças no estilo de vida, como dieta inadequada e comportamento sedentário.

A inflamação afeta os sistemas de neurotransmissores e neurocircuitos nas regiões subcorticais do cérebro, incluindo o estriado ventral, que serve como um ponto de integração para o processamento de recompensas e tomada de decisão motivacional.

Muitos mecanismos contribuem para esses efeitos da inflamação, incluindo diminuição da síntese, liberação e recaptação de dopamina, aumento do glutamato sináptico e extra-sináptico e ativação dos metabólitos da via da quinurenina, incluindo o ácido quinolínico.

Pode ocorrer um ciclo vicioso em que hábitos de vida inadequados levam ao aumento da inflamação que, por sua vez, reduz os recursos ou a motivação para mudar esses hábitos. Esse ciclo vicioso pode ser especialmente relevante durante a vida pandêmica, quando ainda maiores recursos de energia são necessários para manter uma alimentação saudável e atividades físicas

Os pesquisadores levantam a possibilidade de desenvolver tratamentos específicos para os déficits motivacionais causados pela inflamação, mudando assim para uma abordagem muito mais direcionada para o desenvolvimento terapêutico em psiquiatria, como agora visto no campo da oncologia, versus o uso atual de métodos desatualizados e não categorias diagnósticas específicas de doenças psiquiátricas, como "a depressão".

A compreensão emergente dos mecanismos pelos quais a inflamação periférica pode afetar o cérebro e o comportamento cria oportunidades sem precedentes para o desenvolvimento de estratégias farmacológicas para tratar déficits na motivação, incluindo anedonia, que é um sintoma fundamental e incapacitante da depressão bem representado em vários transtornos psiquiátricos.

Fonte: Pharmacological Reviews. 2021, 73 (3) 1084-1117.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários