Notícias de saúde

Estudo usa saliva para prever o risco da gravidade da COVID-19 em crianças

08 de novembro de 2021 (Bibliomed). Pesquisadores da Penn State College of Medicine estão envolvidos em um estudo em andamento que analisa a relação entre proteínas citocinas na saliva e a infecção por COVID-19 para ajudar a prever a gravidade da infecção. Em uma análise preliminar de amostras de saliva de 150 crianças, os pesquisadores descobriram que os níveis de duas citocinas eram maiores naquelas com COVID-19 grave em comparação com aquelas sem infecção grave.

O estudo, a ser apresentado na Conferência e Exposição Nacional da Academia Americana de Pediatria de 2021, está examinando citocinas e microRNAs (RNAs não codificantes) na saliva de crianças. Esses biomarcadores podem controlar a inflamação no corpo uma vez infectado com o vírus e ajudar a determinar a gravidade da infecção.

A maioria das crianças com infecção por COVID-19 apresenta uma doença leve, mas algumas crianças desenvolveram complicações graves, como insuficiência respiratória ou miocardite, observaram os autores. As citocinas são proteínas encontradas no sangue e na saliva que podem ser produzidas em resposta a uma infecção. Estudos em adultos demonstraram que certas citocinas estão elevadas no sangue de pacientes com COVID-19 e podem prever a gravidade da doença.

O objetivo do estudo é ser capaz de identificar crianças em risco de doença grave, integrando esses biomarcadores e determinantes sociais da saúde por meio da inteligência artificial. Os pesquisadores estão obtendo amostras de saliva de 400 crianças de 18 anos ou menos com infecção por COVID-19 que procuram atendimento médico de emergência em dois hospitais infantis: Hospital Infantil de Michigan e Hospital Infantil UPMC de Pittsburgh. A análise de amostras de saliva está sendo realizada na Penn State College of Medicine, enquanto o desenvolvimento de modelos usando inteligência artificial está sendo realizado na Wayne State University.

Além de descobrir que os níveis de duas citocinas na análise preliminar foram maiores naqueles com COVID-19 grave em comparação com aqueles sem infecção grave, dezenas de níveis de microRNA foram encontrados alterados, com a maioria deles sendo significativamente mais baixos na saliva de crianças com infecção grave. A análise em andamento buscará validar esses resultados e confirmar a importância das citocinas e microRNAs da saliva, combinadas com fatores sociais, incluindo o local onde as crianças vivem.

Fonte: 2021 American Academy of Pediatrics National Conference & Exhibition; Penn State College of Medicine.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários