Notícias de saúde

Cetoacidose diabética: um risco para o cérebro

05 de novembro de 2021 (Bibliomed). Estudos retrospectivos mostraram associações entre lesão cerebral relacionada à cetoacidose diabética (CAD) em crianças e declínios nas concentrações séricas de sódio. Os fatores que influenciam as mudanças na concentração de sódio durante a CAD são mal compreendidos e as associações com lesão cerebral não foram confirmadas prospectivamente.

Pesquisadores comparam crianças que tiveram declínios nas concentrações de sódio corrigidas pela glicose com aquelas que tiveram concentrações crescentes ou estáveis. As crianças foram aleatoriamente designadas para 1 de 4 protocolos de fluidos intravenosos que diferiam na taxa de infusão e teor de sódio. Os dados das primeiras 4, 8 e 12 horas de tratamento foram analisados ??para 1251, 1086 e 877 episódios, respectivamente.

Verificou-se que, em análises multivariáveis, os declínios nas concentrações de sódio corrigidas pela glicose foram associados a concentrações mais altas de sódio e cloreto na apresentação e com diabetes previamente diagnosticado. O tratamento com fluidos de cloreto de sódio a 0,45% (vs 0,9%) também foi associado a declínios na concentração de sódio; no entanto, taxas mais altas de infusão de fluidos foram associadas a declínios na concentração de sódio apenas em 12 horas. As frequências de pontuações anormais na Escala de Coma de Glasgow e diagnósticos clínicos de lesão cerebral foram semelhantes em pacientes com e sem declínios nas concentrações de sódio corrigidas pela glicose.

Assim, as alterações nas concentrações de sódio corrigidas pela glicose durante o tratamento com CAD são influenciadas pelo equilíbrio entre a perda de água livre e a perda de sódio na apresentação e o conteúdo de sódio dos fluidos intravenosos. Declínios nas concentrações de sódio corrigidas pela glicose não estão associados a alterações do estado mental durante o tratamento.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2021-050243. (Texto completo)

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários