Notícias de saúde

Anticoncepcional pode interferir no risco de diabetes tipo 2?

28 de outubro de 2021 (Bibliomed). Um estudo conduzido pela Universidade de Birmingham revelou pela primeira vez que a pílula anticoncepcional pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 em mais de um quarto em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Os resultados da pesquisa também mostram que as mulheres com SOP têm o dobro do risco de desenvolver diabetes tipo 2 ou pré-diabetes (disglicemia) - destacando a necessidade urgente de encontrar tratamentos para reduzir esse risco. Além do risco de diabetes tipo 2, a SOP - que afeta 10% das mulheres em todo o mundo - também está associada a uma série de outras condições em longo prazo, como câncer do endométrio, doenças cardiovasculares e doença hepática gordurosa (NAFLD) não relacionada ao álcool.

Os sintomas da SOP incluem menstruação irregular ou nenhuma menstruação, o que pode levar a problemas de fertilidade, e muitos sofrem de crescimento indesejado de pelos (conhecido como "hirsutismo") no rosto ou no corpo, queda de cabelo no couro cabeludo e pele oleosa ou acne. Esses sintomas são causados ??por altos níveis de hormônios chamados andrógenos no sangue de mulheres com SOP.

As mulheres com SOP também costumam lutar contra o ganho de peso e as células do corpo costumam responder menos à insulina - o hormônio que permite ao corpo absorver glicose (açúcar no sangue) nas células para obter energia. Essa resposta reduzida à insulina pode levar a níveis elevados de glicose no sangue e fazer com que o corpo produza mais insulina, o que, por sua vez, faz com que o corpo produza mais andrógenos. Os andrógenos aumentam ainda mais os níveis de insulina - criando um círculo vicioso.

A equipe de cientistas liderada pela Universidade de Birmingham realizou dois estudos para, em primeiro lugar, identificar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e pré-diabetes em mulheres com SOP e, em segundo lugar, para investigar o impacto do uso de anticoncepcionais orais combinados, muitas vezes referidos como a “pílula”, sobre o risco de diabetes tipo 2 e pré-diabetes em mulheres com SOP. A “pílula” é frequentemente administrada a mulheres com SOP para melhorar a regularidade dos sangramentos menstruais.

Usando registros clínicos gerais de pacientes do Reino Unido de 64.051 mulheres com SOP e 123.545 mulheres de controle compatíveis sem SOP, eles primeiro realizaram um grande estudo de coorte de base populacional para analisar o risco de diabetes tipo 2 e pré-diabetes. Eles descobriram que as mulheres com SOP tinham duas vezes o risco de desenvolver diabetes tipo 2 ou pré-diabetes, em comparação com aquelas sem SOP. Eles também identificaram o hirsutismo (crescimento excessivo do cabelo) - um sinal clínico de altos níveis de androgênio - como um fator de risco significativo para diabetes tipo 2 e pré-diabetes entre mulheres com SOP.

Para investigar o impacto da pílula no diabetes tipo 2 ou pré-diabetes, os pesquisadores - incluindo especialistas da Universidade RCSI de Medicina e Ciências da Saúde - realizaram um estudo de caso-controle aninhado com 4.814 mulheres com SOP. Os cientistas descobriram que o uso de anticoncepcionais orais combinados reduziu em 26% as chances de desenvolver diabetes tipo 2 e pré-diabetes em mulheres com SOP.

O co-autor sênior, Professor Wiebke Arlt, Diretor do Instituto de Pesquisa de Metabolismo e Sistemas da Universidade de Birmingham, disse: “Sabíamos, a partir de estudos menores anteriores, que mulheres com SOP têm um risco aumentado de diabetes tipo 2. No entanto, o que é importante sobre a nossa pesquisa é que fomos capazes de fornecer novas evidências a partir de um estudo populacional muito grande para mostrar pela primeira vez que temos uma opção de tratamento potencial - anticoncepcionais orais combinados - para prevenir um risco muito grave de vida."

Fonte: University of Birmingham. October 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários