Notícias de saúde

Ensinando suporte básico à vida para escolares de 5 a 8 anos

27 de outubro de 2021 (Bibliomed). Os alunos são capazes de aprender habilidades básicas de suporte à vida (BLS). A inclusão de treinamento de suporte básico de vida nos currículos escolares, com o apoio de outras estratégias da comunidade, está altamente correlacionada com um aumento na ressuscitação cardiopulmonar por espectadores.

Pesquisadores buscaram comparar a educação de suporte básico de vida (SBV) tradicional com material didático educativo específico e inovador que foi previamente elaborado e validado.

No estudo, quinze turmas de escolares de 5 a 8 anos (n = 237) foram distribuídas aleatoriamente em 4 grupos nos quais diferentes materiais didáticos e complementares foram usados: (1) a ferramenta Rescube com um brinquedo de pelúcia (n = 61), (2) a ferramenta Livro sem fim com um brinquedo fofinho (n = 74), (3) ensino tradicional com um brinquedo fofinho (n = 46) e (4) ensino tradicional com um manequim (n = 55). A sequência de SBV foi avaliada no início do estudo (T0). Depois disso, as crianças participaram de uma sessão teórica e prática de uma hora em sua modalidade de treinamento designada. A sequência de SBV foi avaliada novamente dentro de uma semana (T1) e após um mês (T2).

As 4 modalidades tiveram sucesso em melhorar as habilidades das crianças ao comparar T0 com T1 e T2 (P <0,05). Em T2, mais alunos se lembraram da sequência SBV completa após usar o Rescube (75%) em comparação com o número de alunos que se lembram da sequência SBV completa após usar o Livro sem fim (53%), um manequim (42%) ou um brinquedo fofinho (13%) (P <0,05). Uma proporção maior de participantes que usaram o Rescube realizou corretamente todas as etapas do SBV analisadas em comparação com aqueles que usaram apenas o manequim ou um brinquedo fofinho durante a fase de aprendizagem. O Livro sem fim também foi mais eficaz, exceto para aprender a verificar a consciência e a respiração.

O estudo concluiu que melhores resultados de aprendizagem e retenção de conhecimento acerca do SBV foram alcançados usando materiais didáticos específicos e adaptados (Rescube e Endless Book). Essas novas ferramentas educacionais têm o potencial de apoiar substancialmente os programas de educação escolar de SBV.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2021-051408.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários