Notícias de saúde

Maconha aumenta risco de doenças mentais

26 de outubro de 2021 (Bibliomed). O uso de cannabis (maconha) é um problema de saúde pública global associado a maiores riscos de desenvolvimento de transtornos mentais, especialmente em jovens. O objetivo de um recente estudo foi investigar as relações entre a exposição à cannabis e os riscos de receber diagnósticos de doenças mentais ou tratamento como resultados.

Tratou-se de um estudo de coorte aberto, retrospectivo, de base populacional, usando pacientes registrados em 'IQVIA medical research data', um banco de dados de cuidados primários do Reino Unido. Os códigos de leitura foram usados para confirmar pacientes com exposição registrada ao uso de cannabis que foram pareados com até dois pacientes não expostos. Examinou-se o risco de desenvolver três categorias de doença mental: depressão, ansiedade ou doença mental grave.

O conjunto de dados incluiu registros de 787 clínicas de atendimento geral em todo o Reino Unido, reunidos ao longo de um período de 23 anos entre 1995 e 2018. Os pesquisadores foram capazes de incluir dados de 28.218 pacientes que tiveram uma exposição registrada à cannabis. Estes foram pareados com 56.208 pacientes que não usavam cannabis e controlados por sexo, idade, etnia, tabagismo e outras características relevantes.

Os pesquisadores descobriram que após o primeiro uso registrado de cannabis, os pacientes tinham três vezes mais probabilidade de desenvolver problemas comuns de saúde mental, como depressão e ansiedade. Além disso, eles tinham quase sete vezes mais probabilidade de desenvolver doenças mentais graves, como psicose ou esquizofrenia.

Os usuários de maconha também tiveram taxas muito mais altas de histórico de uso de outras drogas, como heroína, cocaína e anfetaminas.

Fonte: Psychological Medicine. DOI: 10.1017/S003329172100386X.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários