Notícias de saúde

Risco de suicídio e depressão entre adolescentes durante a pandemia COVID-19

22 de outubro de 2021 (Bibliomed). As preocupações com a saúde mental dos adolescentes aumentaram durante a pandemia da doença coronavírus de 2019. Os adolescentes são rotineiramente acompanhados para depressão e suicídio na atenção primária pediátrica, mas estudos anteriores não examinaram as mudanças nesses resultados durante a pandemia na atenção primária.

O objetivo de um novo estudo publicado em Pediatrics foi descrever as mudanças no rastreamento, sintomas depressivos e risco de suicídio entre adolescentes durante a pandemia de doença coronavírus de 2019.

Em uma análise transversal repetida de dados de prontuários eletrônicos de uma grande rede de atenção primária pediátrica, comparamos a porcentagem de consultas de atenção primária em que adolescentes de 12 a 21 anos foram examinados para depressão, positivos para sintomas depressivos ou positivos para risco de suicídio entre junho e dezembro de 2019 (pré-pandemia) e junho e dezembro de 2020 (pandemia). As mudanças foram examinadas em geral, por mês e por sexo, raça e etnia, tipo de seguro e renda

Verificou-se nos resultados que a triagem de depressão nas visitas de atenção primária diminuiu de 77,6% para 75,8% durante o período de pandemia. A porcentagem de adolescentes com rastreamento positivo para sintomas depressivos aumentou de 5,0% para 6,2%, com maiores aumentos entre adolescentes do sexo feminino, negras não hispânicas e brancas não hispânicas. As triagens positivas de risco de suicídio aumentaram de 6,1% para 7,1%, com um aumento relativo de 34% no relato de pensamentos suicidas recentes entre adolescentes do sexo feminino.

Os resultados sugerem que as preocupações com depressão e suicídio aumentaram durante a pandemia, especialmente entre adolescentes do sexo feminino. Os resultados ressaltam a importância de uma triagem consistente para depressão e suicídio.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2021-051507. (Texto completo)

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários