Notícias de saúde

Pandemia aumentou doenças mentais em crianças e adolescentes

18 de outubro de 2021 (Bibliomed). Pesquisas recentes sugerem que a prevalência global de doenças mentais em crianças e adolescentes aumentou consideravelmente durante a pandemia COVID-19. No entanto, uma variabilidade substancial nas taxas de prevalência foi relatada em toda a literatura.

Estudo teve como objetivo verificar estimativas mais precisas da prevalência global de sintomas de depressão e ansiedade clinicamente elevados em crianças e adolescentes durante a pandemia COVID-19; comparar essas taxas com estimativas pré-pandêmicas; e examinar se os fatores demográficos (por exemplo, idade, sexo), geográficos (por exemplo, região global) ou metodológicos (por exemplo, ponto de tempo de coleta de dados da pandemia, informante de doença mental, qualidade do estudo) são capazes de explicar a variação nas taxas de prevalência entre os estudos.

Nesta metanálise de 29 estudos incluindo 80.879 jovens em todo o mundo, as estimativas de prevalência combinadas de depressão e ansiedade clinicamente elevadas em crianças e adolescentes foram de 25,2% e 20,5%, respectivamente. A prevalência de sintomas de depressão e ansiedade durante a pandemia COVID-19 dobrou, em comparação com as estimativas pré-pandêmicas, e as análises revelaram que as taxas de prevalência foram mais altas quando coletadas posteriormente na pandemia, em adolescentes mais velhos e em meninas.

Assim, as estimativas globais de doenças mentais em crianças e adolescentes observadas no primeiro ano da pandemia COVID-19 neste estudo indicam que a prevalência aumentou significativamente, permanece alta e, portanto, merece atenção para o planejamento da recuperação da saúde mental.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2021.2482.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários