Notícias de saúde

Canadá: liberação da maconha aumentou número de crianças nas emergências?

15 de outubro de 2021 (Bibliomed). A cannabis tornou-se legalmente disponível para adultos canadenses, aumentando potencialmente a probabilidade de exposição pediátrica. A legalização nacional da cannabis no Canadá aumentou as visitas aos departamentos de emergência relacionados com a cannabis (DE) de adolescentes mais velhos. A legalização da cannabis em nível estadual nos Estados Unidos está associada ao aumento de visitas de crianças, relacionadas à cannabis, ao DE.

Nós comparamos as tendências pré e pós-legalização em visitas pediátricas relacionadas à maconha no pronto-socorro e os padrões de apresentação nos pronto-socorros urbanos de Alberta, Canadá.

Os dados retrospectivos do National Ambulatory Care Reporting System foram consultados para consultas de emergência relacionadas com a maconha em Alberta entre pacientes com <18 anos de 1 de outubro de 2013 a 29 de fevereiro de 2020. Os subgrupos populacionais incluíram crianças (com idades entre 0-11 anos), adolescentes mais jovens (12 a 14 anos) e adolescentes mais velhos (15 a 17 anos).

O volume das visitas pediátricas não mudou após a legalização ao considerar as tendências de volume preexistentes. Ingestões não intencionais aumentaram em crianças e adolescentes mais velhos. Os padrões de apresentação permaneceram semelhantes, embora o uso de co-ingerente em adolescentes mais velhos tenha diminuído (RR: 0,77, IC 95%: 0,67 a 0,88), enquanto os casos de hiperêmese aumentaram (RR: 1,64, IC 95%: 1,13 a 2,37).

Assim, a legalização da cannabis aumentou a ingestão não intencional de cannabis por crianças e adolescentes mais velhos, aumentando as visitas de crianças ao DE relacionadas com a maconha. As mudanças destacam a necessidade de intervenções de saúde pública voltadas para exposições pediátricas.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2020-045922. (Texto completo)

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários