Notícias de saúde

Clinton Anuncia Ajuda de US$ 100 mi Para Combater Aids

Por Adam Entous

WASHINGTON (Reuters)
- O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, anunciou na sexta-feira um plano orçado em 100 milhões de dólares para ajudar na pesquisa mundial sobre a Aids no próximo ano.

Como outros líderes do mundo, Clinton comemorou o Dia Mundial contra a Aids prometendo fazer mais para ajudar no combate contra a doença que já matou 20 milhões de pessoas nos últimos 20 anos antes de deixar seu gabinete em janeiro.

O presidente norte-americano anunciou o primeiro "plano estratégico" dos institutos nacionais de saúde dos EUA para a pesquisa internacional da Aids. O plano prevê ajuda e treinamento para mais de 50 países e apoio contra a doença em países pobres para desenvolvimento das últimas drogas e métodos de prevenção.

A expansão da epidemia nos EUA diminuiu e os índices de mortalidade relacionados à doença caíram mais de 70 por cento desde 1995, quando novas drogas começaram a chegar às farmácias, disse a Casa Branca.

Clinton afirmou que em todo mundo a doença está espalhando-se com uma velocidade alarmante, particularmente na África e nas ex-repúblicas soviéticas. Segundo os dados do governante norte-americano, 10 mil pessoas são contaminadas pelo vírus por dia, 3 milhões morrem em consequência da doença por ano e 36 milhões vivem com a doença no mundo.

Os EUA são o maior doador para a pesquisa contra a Aids, investindo 1 bilhão de dólares na última década em 75 países em desenvolvimento, na forma de prevenção, educação e tratamento.

"Nós sabemos que devemos fazer mais para ajudar as nações em desenvolvimento", disse Clinton.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários