Notícias de saúde

Parar os antidepressivos após o uso prolongado aumenta o risco de recaída

13 de outubro de 2021 (Bibliomed). Pessoas que param de tomar antidepressivos após um uso prolongado podem enfrentar uma grande probabilidade de entrar em depressão novamente, sugere um novo estudo da University College London, no Reino Unido.

Pesquisadores britânicos descobriram que entre os pacientes que pararam de tomar seus antidepressivos porque se sentiam bem, 56% tiveram recaída em um ano. Isso em comparação com 39% dos pacientes que permaneceram com a medicação.

No geral, 44% dos pacientes que interromperam a medicação não sofreram recaída no ano seguinte. Portanto, alguns pacientes, disse Lewis, ainda podem decidir interromper o tratamento, sabendo das probabilidades.

Os resultados são baseados em 478 pacientes de cuidados primários que usaram antidepressivos de longo prazo. Todos se recuperaram do episódio depressivo mais recente e se sentiram bem o suficiente para tentar parar de tomar a medicação. Metade foi designada aleatoriamente para reduzir gradualmente a medicação ao longo de dois meses, a outra metade manteve a prescrição.

No ano seguinte, 56% dos pacientes que interromperam a medicação tiveram uma recaída da depressão, em comparação com 39% daqueles que permaneceram com a medicação. Aqueles que descontinuaram a medicação também deram notas mais baixas à sua qualidade de vida, em média.

Os pesquisadores enfatizam que as descobertas não significam que as pessoas se tornaram "viciadas" em antidepressivos. Os autores explicam que os medicamentos são uma forma eficaz de tratar uma condição médica crônica, e que os pacientes devem saber que há benefícios para continuar com o tratamento, mesmo se sentindo bem.

Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2106356.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários