Notícias de saúde

Sintomas de Covid-19 podem retornar com ou sem tratamento

27 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). Um novo estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, sugere que os sintomas do Covid-19 podem retornar mesmo quando a pessoa fez o tratamento corretamente.

Em 2020, os pesquisadores passaram um mês rastreando 158 pacientes com Covid-19 entre 34 e 55 anos. Os pacientes foram divididos igualmente entre homens e mulheres, e ninguém estava gravemente doente quando se inscreveram na investigação.

Ao mesmo tempo, cerca de quatro em cada 10 disseram que também lutavam com algum tipo de condição de saúde que os colocava em risco relativamente alto de complicações do Covid, como pressão alta ou obesidade.

Durante o período de rastreamento de quatro semanas, 5% acabaram hospitalizados, embora nenhum tenha morrido. Durante todo o período, todos foram monitorados quanto à presença de 13 principais sintomas do Covid-19, incluindo tosse, fadiga, dores de cabeça, dores de garganta, nariz entupido, dores no corpo e nos músculos, falta de ar, febre, náusea, diarreia, vômito e calafrios.

Nenhum dos pacientes recebeu qualquer tratamento para Covid-19. No entanto, durante o estudo, quase 70% relataram a resolução completa dos sintomas, que foi definida como livre de sintomas por pelo menos 48 horas.

Contudo, durante o rastreamento, os pesquisadores descobriram que 44% daqueles que experimentaram alívio completo dos sintomas – o que significa mais de um terço de todos os pacientes no estudo – passaram a experimentar uma recorrência de pelo menos um sintoma de Covid-19. Tosse, fadiga e dores de cabeça foram os sintomas mais recorrentes.

A boa notícia: cerca de 85% daqueles que experimentaram algum rebote de sintomas disseram que esses sintomas eram leves. Os autores enfatizam que o em questão não deve ser confundido com o Covid longo, já que a pesquisa focou na análise 29 dias pós alguém contrair o Covid, e o Covid longo está além disso. Mesmo assim, a análise sugere que muitas pessoas podem esperar ver sintomas crescentes e decrescentes cerca de um mês após contrair o Covid, e a principal vantagem é que os sintomas flutuam e que as pessoas podem esperar que os sintomas flutuem.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.38867.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários