Notícias de saúde

Anticorpos monoclonais podem prevenir a doença celíaca

09 de setembro de 2021 (Bibliomed). A terapia com anticorpos pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da doença celíaca, um distúrbio digestivo que limita a capacidade do corpo de processar alimentos que contenham glúten, revelou um estudo da Nextera, empresa com sede em Oslo, na Noruega.

Pacientes celíacos, ao comerem glúten, desencadeiam uma resposta imunológica no intestino delgado, resultando em uma inflamação danosa em seu revestimento que pode aumentar o risco de desnutrição e câncer intestinal, entre outras complicações.

A abordagem usa anticorpos monoclonais especialmente modificados, ou criados em laboratório, que impedem o sistema imunológico humano de reconhecer o glúten como uma toxina. Isso significa que as células T, que, como os anticorpos, são células criadas pelo sistema imunológico para combater doenças invasoras ou toxinas, não respondem ao glúten e permitem que o corpo o processe.

Os anticorpos monoclonais são essencialmente células imunes criadas em laboratório que reforçam as defesas do corpo contra infecções e outras toxinas. Essas drogas, que são adaptadas especificamente para o vírus ou toxina alvo, são comumente usadas no tratamento de doenças autoimunes, como artrite reumatoide, psoríase e esclerose múltipla e, mais recentemente, foram exploradas como uma opção de tratamento potencial para COVID-19.

Usando essa abordagem, os pesquisadores conseguiram prevenir o desenvolvimento da doença celíaca em camundongos, embora a terapia ainda precise ser testada em humanos. Para este estudo, eles rastrearam uma biblioteca de anticorpos humanos em busca de anticorpos que bloqueiam as células do sistema imunológico que têm como alvo o glúten. Usando essas informações, eles desenvolveram anticorpos monoclonais que imitam esse processo.

Quando exposto a amostras de tecido intestinal inflamado de pacientes com doença celíaca, o anticorpo bloqueou a resposta imunológica ao glúten e fez o mesmo em ratos de laboratório, sem comprometer quaisquer outras funções importantes das células imunológicas.

Segundo os autores, essas descobertas apontam para um caminho de desenvolvimento de drogas que pode enfraquecer a reação imunológica indesejada observada em pacientes celíacos, permitindo assim que eles dotem um modo de vida mais normal.

Fonte: Science Immunology. DOI: 10.1126/sciimmunol.abg4925.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários