Notícias de saúde

Anticorpos monoclonais reduzem hospitalizações e mortes por Covid-19

25 de outubro de 2023 (Bibliomed). Os anticorpos monoclonais têm sido uma ferramenta eficaz na batalha contra o Covid-19, reduzindo o risco de hospitalização ou morte em 39% para pessoas que iniciaram o tratamento dois dias após um teste positivo, segundo um novo estudo da University of Pittsburgh Medical Center (UPMC), nos Estados Unidos.

Os pesquisadores usaram o banco de dados de pacientes tratados com anticorpos monoclonais da UPMC. Os anticorpos monoclonais usados para Covid-19 foram administrados por via intravenosa ou por injeção. Eles foram restritos a pessoas com 12 anos ou mais com fatores de risco que os tornavam mais suscetíveis a resultados ruins do vírus. À medida que o vírus evoluiu, os anticorpos também evoluíram, com novos chegando e os mais antigos sendo retirados de uso depois que perderam a eficácia.

Foram extraídos dados clínicos anônimos de quase 2.600 pacientes tratados com anticorpos monoclonais. Os pesquisadores os compararam com dados de pouco mais de 5.100 pacientes que foram infectados com Covid-19 e eram elegíveis para anticorpos monoclonais, mas não os receberam.

Além dos dados sobre a eficácia, os pesquisadores descobriram que os pacientes tratados quando as variantes Alfa e Delta do vírus estavam circulando experimentaram maior benefício do que os não tratados em comparação com os tratados quando a variante Ômicron estava circulando. Isso provavelmente ocorreu porque as variantes anteriores eram mais mortais, sugeriu a equipe. As pessoas também tinham menos imunidade anterior de infecção ou vacinação anterior.

O risco de morte e hospitalização caiu em geral quando as variantes Ômicron estavam se espalhando, então o tratamento com anticorpo monoclonal teve menos benefício geral. No entanto, ainda teve benefícios clinicamente significativos, particularmente em pacientes vulneráveis.

Fonte: Annals of Internal Medicine. DOI: 10.7326/M22-1286.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários