Notícias de saúde

Ataques cardíacos são menos comuns em bairros mais arborizados

03 de setembro de 2021 (Bibliomed). Morar em um bairro com árvores e muito espaço verde tem um efeito positivo na saúde do coração, de acordo com um novo estudo da Universidade de Miami, nos Estados Unidos. A pesquisa, que mostrou que doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais são menos comuns em bairros com níveis mais elevados de vegetação.

Para o estudo, os cientistas analisaram os registros de saúde de cerca de 243.000 beneficiários do Medicare, com 65 anos ou mais, que vivem em Miami, Flórida. Os pesquisadores estudaram apenas residentes que permaneceram no mesmo bairro entre 2011 e 2016.

Imagens de satélite permitiram aos pesquisadores quantificar os níveis de vegetação em diferentes bairros da cidade. Como a clorofila das plantas absorve a luz visível e reflete a luz infravermelha próxima, os pesquisadores foram capazes de usar dados espectrais para medir o verde de diferentes quarteirões da cidade.

Os cientistas classificaram os blocos com níveis baixos, médios ou altos de verde e analisaram as taxas de novas doenças cardiovasculares em diferentes blocos. Os residentes dos quarteirões mais verdes tinham 16% menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas do que aqueles que viviam nos quarteirões menos verdes. Além disso, pessoas que vivem entre mais árvores e perto de espaços verdes desfrutam de uma variedade de benefícios à saúde, incluindo taxas mais baixas de ansiedade e depressão.

Para os pesquisadores, vários fatores podem ser responsáveis ??por essas observações, como o fato de que as pessoas que vivem em áreas mais verdes têm maior probabilidade de praticar exercícios ao ar livre, além de se sentirem menos estressadas por estarem regularmente cercadas por mais natureza. Além disso, a vegetação pode fornecer algum nível de proteção contra a poluição do ar e do ruído, embora mais pesquisas sejam necessárias sobre esses efeitos.

Fonte: 2021 meeting of the European Society of Cardiology.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários