Notícias de saúde

Crianças podem transmitir COVID-19 em casa

02 de setembro de 2021 (Bibliomed). Uma em cada quatro crianças com COVID-19 espalha a doença para outros membros de suas famílias, com o maior risco de transmissão do vírus entre crianças, descobriu um estudo da Public Health Ontario, no Canadá.

Na análise de quase 6.300 domicílios com pelo menos um caso pediátrico de infecção, mais de 1.700, ou 27%, viram outro membro adoecer com o vírus. Recém-nascidos e crianças de até 3 anos de idade têm 43% mais probabilidade de transmitir o vírus para outras pessoas em suas casas do que aqueles de 14 a 17 anos, disseram os pesquisadores.

O estudo se concentrou em casos pediátricos entre famílias em Ontário, Canadá, confirmados entre 1º de junho e 31 de dezembro, ou antes que a variante Delta mais contagiosa do vírus se tornasse a predominante na região.

O papel das crianças na propagação do vírus tem sido objeto de muito debate desde o início da pandemia. Pelo menos no início, os estudos sugeriram que as crianças tinham menor risco de infecção e, portanto, a propagação da doença. No entanto, nos últimos meses, com o surgimento da variante Delta nos Estados Unidos e em outros lugares, um número crescente de crianças desenvolveu COVID-19 grave.

Para este estudo, os pesquisadores da Public Health Ontario analisaram COVID-19 espalhado entre quase 90.000 famílias na província ao longo de um período de sete meses. Entre as famílias incluídas na análise, cerca de 6.300 (7%) tiveram pelo menos um caso pediátrico confirmado do vírus.

Cerca de 12% dos casos pediátricos ocorreram em crianças de 3 anos ou menos, enquanto 20% envolveram crianças de 4 a 8 anos, 30% ocorreram em crianças de 9 a 13 anos e 38% em crianças de 14 a 17 anos. Quase 31% das famílias com uma criança infectada de 3 anos ou menos viram pelo menos um caso "secundário" ou instância de disseminação do vírus - a maior porcentagem de qualquer grupo de idade.

Para os pesquisadores, é possível que crianças menores tenham níveis semelhantes de vírus em seus corpos - ou cargas virais - como adultos, o que leva a uma transmissão mais elevada. Eles ressaltam que a infecciosidade diferencial de grupos de idade pediátrica tem implicações para os controles de prevenção de infecção dentro de residências, escolas e creches para minimizar o risco de transmissão secundária doméstica.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2021.2770.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários