Notícias de saúde

Negros podem ter mais complicações pós-bariátrica

01 de setembro de 2021 (Bibliomed). Nos Estados Unidos, os afro-americanos poderiam apresentar uma taxa maior de eventos adversos pós-cirúrgicos do que os caucasianos. Essa discrepância racial poderia ser decorrente de fatores socioeconômicos.

Por meio da realização de uma revisão sistemática da literatura, pesquisadores procuraram determinar as disparidades raciais em eventos adversos pós-operatórios após a cirurgia bariátrica (BS). Foram incluídos 35 estudos.

Os pacientes de raça negra e branca foram comparados usando bancos de dados padronizados. A relação entre fatores socioeconômicos e diferenças raciais na taxa de eventos adversos após a cirurgia bariátrica não foi relatada no corpo da literatura atual. A comparação de pacientes hispânicos e caucasianos não produziu nenhuma diferença, e pacientes de outras raças e etnias estão sub-representados.

Os resultados sugerem que, em relação aos pacientes brancos, os pacientes negros podem apresentar taxas mais altas de eventos adversos dentro de 30 dias após a cirurgia bariátrica.

Fonte: The American Journal of Surgery. DOI: 10.1016/j.amjsurg.2021.07.026.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários