Notícias de saúde

Homens obesos podem ter melhor sobrevida com câncer de próstata avançado

24 de agosto de 2021 (Bibliomed). Quando os homens têm câncer de próstata avançado, a obesidade pode oferecer uma vantagem de sobrevivência, sugere um estudo preliminar. Pesquisadores na Itália descobriram que entre os homens com câncer de próstata que se espalhou por todo o corpo, aqueles que eram obesos tinham menos probabilidade de morrer nos anos seguintes.

Aproximadamente 30% ainda estavam vivos após três anos, contra 20% dos homens com peso normal e com sobrepeso. Mas, ao longo dos anos, alguns estudos descobriram que pacientes com câncer com um índice de massa corporal (IMC) mais alto tendem a sobreviver por mais tempo - um fenômeno às vezes chamado de "paradoxo da obesidade".

Para o estudo, pesquisadores da Universidade San Raffaele, na Itália, analisaram os dados de quase 1.600 homens que estiveram envolvidos em ensaios clínicos anteriores. Todos os pacientes tinham câncer de próstata metastático que não respondia à terapia hormonal. Metastático significa que se espalhou para locais distantes do corpo. Embora o câncer de próstata em estágio inicial seja altamente tratável, o câncer metastático é diferente: cerca de 30% dos homens com essa doença avançada sobrevivem por cinco anos. Os resultados mostraram que homens com IMC de 30 ou mais - o limiar da obesidade - tinham 29% menos probabilidade de morrer em três anos do que aqueles com IMC mais baixo.

Em um comunicado à imprensa os pesquisadores ressaltaram que este paradoxo da obesidade foi visto em alguns outros tipos de câncer, possivelmente devido à relação entre a gordura do tecido e os genomas do câncer. Por outro lado, disseram, as descobertas podem refletir alguma interação entre a quimioterapia do câncer e outros medicamentos. Isso porque pacientes obesos nessa faixa etária mais velha tendem a tomar medicamentos para outras condições. Os autores esclarecem que não entendem completamente como esses medicamentos se interconectam, e, por isso, são necessários mais estudos.

Os pesquisadores enfatizaram que ninguém está aconselhando os homens a engordar como uma defesa contra o câncer de próstata: a obesidade está associada a um risco maior de desenvolver e morrer de várias doenças crônicas, incluindo vários tipos de câncer.

Fonte: European Association of Urology 2021 Annual Meeting. On-line.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários