Notícias de saúde

Remdesivir não oferece benefício para COVID-19 e pode estender internação

04 de agosto de 2021 (Bibliomed). O tratamento com a droga antiviral remdesivir não ofereceu nenhum benefício clínico aos pacientes hospitalizados com COVID-19, mesmo prolongando sua permanência em unidades de saúde, descobriu um estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

Pacientes tratados com a droga, que originalmente foi desenvolvida para tratar o vírus Ebola, permaneceram internados em média cerca de seis dias, enquanto aqueles que não receberam tiveram alta após cerca de três dias.

No entanto, muitos dos pacientes tratados com remdesivir podem ter sido mantidos no hospital simplesmente para completar o curso do medicamento, e não por causa de quaisquer efeitos colaterais ou complicações relacionadas ao tratamento.

Ainda assim, 12% dos pacientes que receberam remdesivir no estudo morreram de COVID-19, enquanto 11% dos que serviram como controles e não foram tratados com o medicamento não sobreviveram ao vírus.

Para este estudo, os pesquisadores revisaram os registros de quase 6.000 pacientes COVID-19 em 123 hospitais da Veterans 'Health Administration, cerca de 40% dos quais receberam remdesivir.

Aqueles que receberam a droga receberam 200 miligramas como primeiro tratamento, seguidos de 100 mg diariamente por cinco ou 10 dias. Cerca de 94% dos pacientes incluídos no estudo eram homens, e a maioria era mais velha, no final dos 60 anos. Quase metade dos pacientes no estudo foram tratados com o esteróide dexasmetasona, que demonstrou reduzir a inflamação cardíaca e pulmonar causada pelo vírus.

Um em cada cinco pacientes do estudo foi admitido na unidade de terapia intensiva do hospital quando os sintomas pioraram, e cerca de 6% dos tratados com remdesivir necessitaram de ventilação mecânica, em comparação com 4% no grupo sem remdesivir.

Os pesquisadores explicam que implicação disso é que o uso rotineiro de remdesivir pode ter levado ao aumento do uso de leitos hospitalares durante a pandemia COVID-19, sem melhorar os resultados.

Mais recentemente, um estudo liderado pela Organização Mundial da Saúde descobriu que o remdesivir não conseguiu melhorar os resultados em pacientes hospitalizados com o vírus. Por causa desses e de outros resultados do estudo, a OMS recomendou não seu uso em pacientes com COVID-19 em novembro de 2020.

A Food and Drug Administration, no entanto, já havia aprovado remdesivir para uso em pessoas hospitalizadas devido a COVID-19 grave apenas um mês antes. O ex-presidente Donald Trump, que teve COVID-19 em outubro, é um dos pacientes dos EUA que foi tratado com a droga.

Além disso, as diretrizes de tratamento do National Institutes of Health e da Infectious Disease Society of America ainda recomendam seu uso em pacientes "gravemente enfermos", particularmente aqueles que lutam para respirar, mesmo com suporte ventilatório.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.14741.s

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários