Notícias de saúde

COVID-19 pode causar uma inflamação direta grave no cérebro

03 de agosto de 2021 (Bibliomed). O coronavírus causador da doença COVID-19 pode infectar células cerebrais, levando a uma reação que pode desencadear problemas neurológicos e psicológicos, segundo um novo estudo holandês da Erasmus University Medical Center em Rotterdam.

Desde o início da pandemia do coronavírus, pacientes em todo o mundo relataram distúrbios neurológicos e psiquiátricos, como problemas de memória, dores de cabeça, psicoses raras e, em alguns casos, encefalite. Uma em cada três pessoas que contraíram COVID foram diagnosticadas com esses distúrbios seis meses depois de serem infectadas

Embora a disseminação do coronavírus pare rapidamente, levando a danos limitados após chegar ao cérebro pela narina, ele ativa as proteínas citocinas, que atuam como mensageiros dentro do sistema imunológico, segundo o estudo publicado no jornal de microbiologia mSphere dos Estados Unidos. Dados obtidos indicam que o vírus pode entrar no cérebro através do nervo olfatório. Isso poderia desempenhar um papel nas infecções locais que possivelmente contribuem para queixas neurológicas e psicológicas entre muitos pacientes.

Os pesquisadores analisaram troncos cerebrais e bulbos olfatórios em pacientes pós-morte que tiveram COVID-19 usando a citometria de massa de imagem para compreender a resposta imune local em um nível de célula única espacialmente resolvido, de alta dimensão e compararam seu mapa imunológico com pacientes não COVID que apresentavam insuficiência respiratória, pacientes com esclerose múltipla e pacientes controle. Observou-se ativação imune substancial no sistema nervoso central com neuropatologia pronunciada (astrocitose, dano axonal e atravessar a barreira hematoencefálica) e foi detectado antígeno viral em células positivas para receptor ACE2 enriquecidas no compartimento vascular. Os nódulos microgliais e o compartimento perivascular representaram nichos microanatômicos imunes específicos para COVID-19 com interações celulares específicas do contexto enriquecidas para células T CD8 + ativadas. As interações alteradas da microglia-célula T se correlacionaram com medidas sistêmicas de inflamação e alterações da hemostasia.

Este estudo identifica neuroinflamação profunda com ativação de células imunes inatas e adaptativas como correlatos da neuropatologia COVID-19, com implicações para estratégias terapêuticas potenciais. A infecção pelo SARS-CoV-2 raramente leva a encefalite grave na qual o vírus se espalharia de forma incontrolável pelo cérebro. Mas o fato de que o SARS-CoV-2 possivelmente pode chegar ao cérebro através do nervo olfatório e infectar células localmente, levando a uma resposta inflamatória, pode certamente contribuir para distúrbios neurológicos.

Fonte: Immunity. DOI: 10.1016/j.immuni.2021.06.002.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários