Notícias de saúde

Estresse pode afetar negativamente relacionamentos

29 de julho de 2021 (Bibliomed). A maneira como os casais tratam uns aos outros em momentos de estresse afeta o nível de satisfação em seus relacionamentos, de acordo com uma análise da Florida State University, nos Estados Unidos.

Os dados mostraram que as "interações" comportamentais entre os cônjuges são fortemente influenciadas por cada uma de suas "qualidades duradouras", ou traços de personalidade, e têm mais efeito sobre o que cada um deles pensa sobre seu relacionamento. A natureza dessas interações, particularmente durante conversas de resolução de problemas, parece ser governada pelo estresse e como cada indivíduo o processa.

Os resultados são baseados em uma análise de dados de 10 estudos de longo prazo que incluíram 1.104 casais. Nos estudos, os cônjuges foram solicitados a avaliar seus parceiros com base em três qualidades duradouras: a primeira qualidade foi o neuroticismo, ou tendência a exibir traços negativos, como raiva, ansiedade, autoconsciência, irritabilidade, instabilidade emocional e depressão; a segunda era a ansiedade do apego, ou a capacidade de se sentir seguro nos relacionamentos; e a terceira qualidade era evitar o apego, ou seu nível de envolvimento emocional ou compromisso nos relacionamentos.

Os casais participantes também foram solicitados a avaliar o nível de engajamento e cooperação de seus cônjuges durante as discussões de resolução de problemas e a descrever os níveis de estresse e satisfação conjugal durante um período de vários anos.

Segundo os dados, as qualidades duradouras de ambos os cônjuges moldam suas interações comportamentais, que, por sua vez, preveem mudanças na satisfação no relacionamento. Por exemplo, os cônjuges que relataram que seus parceiros tinham níveis mais altos de neuroticismo e ansiedade de apego tendem a exibir mais "comportamentos de oposição" durante a resolução de problemas. Isso foi exacerbado pelo estresse e levou à redução da satisfação conjugal.

De acordo com os pesquisadores, o estudo foi desenhado para testar o modelo Vulnerabilidade-Estresse-Adaptação de mudança na satisfação no relacionamento. O modelo enfatiza as vulnerabilidades dos casais, experiências de eventos estressantes e habilidades adaptativas para medir a qualidade e estabilidade do casamento ao longo do tempo. Neste estudo, de acordo com o modelo, o efeito das qualidades de ambos os cônjuges sobre a satisfação foi inteiramente explicado por suas interações comportamentais.

Para os autores, as descobertas destacam a relação complexa entre qualidades duradouras, estresse e comportamento e podem fornecer uma visão sobre o alto índice de divórcios. Eles destacam que, embora a maioria das pessoas saiba que uma comunicação clara e eficaz é importante nos relacionamentos, ela é particularmente importante em momentos de estresse, que também é quando pode ser mais difícil.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2101402118.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários